Programa Social

castelo_da_pena_in_sintra_portugal_1734954149524bfe29eb2a6.jpg

Palácio da Pena

sintra_znimok_7_1380500992524c01a339e99.jpg

Palácio de Monserrate

Sábado, 23 de novembro de 2013

10:00 - "A Sintra Romântica de Eça de Queirós" para Acompanhantes
Passeio pedestre por Sintra, baseado no romance "Os Maias"

Foi realizado um passeio pedestre pelos locais de Sintra que Eça de Queirós incluiu na sua criação mais emblemática, "Os Maias".
O percurso teve início na Estação de Comboios, desenvolveu-se por ruas e caminhos da parte velha da vila, com paragens nos locais relatados no romance, onde foi explicada que parte da ação aí decorreu. Foi previamente disponibilizado aos participantes um pequeno guia do percurso, com o resumo da obra, bem como uma descrição dos locais previstos na visita.
O passeio prosseguiu, com visita ao Hotel Victor, entretanto transformado em casa de chá, tendo sido preservados os frescos das paredes e a decoração então testemunhados por Eça. Na reta final, o grupo visitou a pastelaria SAPA, onde Eça se deliciava com as famosas queijadas de Sintra.



Domingo, 24 de novembro de 2013

10:00 - Passeio ao Palácio da Pena e ao Palácio de Monserrate


13:30 - Almoço na Sala das Colunas – Palácio de Monserrate

Verdadeiro ex-líbris da arquitetura romântica em Portugal, o Palácio da Pena deslumbra, desde logo, pela sua imponência no topo da serra de Sintra. Esta visita é uma autêntica viagem de descoberta ao interior do Palácio, ao longo da qual foi efetuado o enquadramento histórico que levou à sua criação pelo Rei D. Fernando II, de acordo com as manifestações artísticas da época cultural em que se insere, o Romantismo. Sublinham-se as particularidades das coleções expostas nas várias salas do monumento, bem como as da arquitetura e elementos decorativos.

Daqui, os participantes rumaram em direção ao exótico Parque de Monserrate, considerado como uma das mais belas criações paisagísticas também do romantismo. Esta antiga propriedade rural de 33 ha alberga uma notável coleção botânica com milhares de espécies de todo o mundo, compondo cenários contrastantes ao longo de caminhos sinuosos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas. Exemplares de espécies da região pontuam e complementam a exótica paisagem, num equilíbrio perfeito. O Palácio de Monserrate, concebido em 1856 como residência de veraneio para a família Cook, foi reconstruído a partir das ruínas da mansão neo-gótica edificada por Gerard DeVisme, em 1790, num estilo que oscila entre sugestões bizantinas, indianas e mouriscas.
Neste Palácio está em funcionamento um recente projeto para aplicação em espaços museológicos, designado "Fala Comigo”, e que consiste na presença de personagens virtuais interativas, dotadas de reconhecimento e síntese de fala, especialmente desenhadas para se integrarem de forma
harmoniosa neste tipo de espaços.

Após o passeio, decorreu um almoço na Sala das Colunas do Palácio de Monserrate.




Parceiros Institucionais



Apoio
ApcerAxaBrisaCGDEdpPT
Siemens
Câmra Municipal de Sintra
Quinta da Penha Longa











Media Partner